POLÍTICA DE CANCELAMENTO E REEMBOLSO PLATAFORMA SMARTPLACES
Data de disponibilização: 23/09/2025
Versão: 1.0
Olá! Bem-vindo(a) à Política de Cancelamento e Reembolso da Dyona.
Esta política foi elaborada para esclarecer como funcionam as solicitações de cancelamento de Planos de Assinatura e as condições para o reembolso de valores da Smartplaces, uma das soluções da plataforma dyonaOS. É importante que Você, como Contratante ou Usuário, leia atentamente este documento, pois ele faz parte dos nossos Termos Gerais de Uso e Contratação de Plano de Assinatura (os “Termos”) e regerá sua relação conosco.
Nosso objetivo é proporcionar uma experiência transparente e segura para todos os usuários da dyonaOS. Nesta Política, Você poderá consultar de forma facilitada e ágil aspectos sobre o cancelamento do seu Plano de Assinatura e o direito a reembolso da contratação da solução Smartplaces.
📢 Se Você tiver qualquer dúvida sobre esta Política de Cancelamento e Reembolso, pode entrar em contato conosco imediatamente no canal de contato: privacidade@dyona.com.br.
Para saber mais sobre como seus dados pessoais são tratados durante o uso da Plataforma dyonaOS, Você pode consultar nosso Aviso de Privacidade.
Estamos sempre à disposição para ajudar!
- CONCEITOS IMPORTANTES
Para melhor compreensão desta política, é importante recordar os seguintes termos, conforme definidos nos Termos Gerais de Uso e Contratação de Plano de Assinatura. Estes conceitos esclarecem a relação entre a plataforma dyonaOS (o ecossistema amplo) e a solução Smartplaces (uma das soluções disponíveis dentro dela):
- Contratante ou Você: A pessoa qualificada no cadastro que contrata o licenciamento de uso da Smartplaces, uma das soluções da plataforma dyonaOS, e/ou um Plano de Assinatura associado.
- Dyona: dyonaOS: SISTEMAS CIBERFÍSICOS E INTELIGÊNCIA DE DADOS INOVA SIMPLES (I.S.), inscrita no CNPJ sob o n.º 44.866.172/0001-18, com sede no Edificio Led Office, Torre III, Salas 909 e 910, Parte 110, Q Qs 1 Rua 210, Areal, Águas Claras, Brasília/DF, CEP 71950-770. É a proprietária do ecossistema dyonaOS, o ecossistema amplo de soluções de automação inteligente.
- Smartplaces: É uma das soluções oferecidas dentro do ecossistema dyonaOS para automação inteligente de ambientes, integrando e controlando dispositivos elétricos, segurança e sistemas de acesso. Permite monitoramento, gestão de dispositivos e execução de rotinas automatizadas em residências.
- Plano de Assinatura: A contratação de uma licença de uso não exclusiva e não transferível para a solução Smartplaces, uma das soluções da plataforma dyonaOS que pode incluir funcionalidades pagas. Os planos são renováveis automaticamente.
- Plataforma dyonaOS: Ecossistema amplo de propriedade da Dyona (acessível via https://dyona.com.br/), que permite ao Contratante gerenciar contas, contratar serviços, gerenciar pagamentos e acessar múltiplas soluções.
- Usuário: Cada indivíduo que possui uma conta única, pessoal e intransferível na plataforma dyonaOS, com acesso a soluções como Smartplaces.
- CANCELAMENTO DE PLANOS DE ASSINATURA PELO USUÁRIO
Você poderá solicitar o cancelamento do Plano de Assinatura da solução Smartplaces diretamente para a Dyona, através da plataforma dyonaOS, a qualquer momento.
- Assinantes Mensais: Se Você for assinante MENSAL, a licença do seu Plano de Assinatura não será suspensa imediatamente. A Contratante tem direito à utilização do Plano de Assinatura contratado pelo prazo previsto, motivo pelo qual a licença permanecerá disponível para uso, mesmo após o pedido de cancelamento, até o fim do período adquirido.
- Assinantes Anuais: Caso Você opte pela contratação de um Plano de Assinatura anual com pagamento integral antecipado, poderá solicitar o cancelamento a qualquer momento. O valor correspondente aos meses restantes do plano será reembolsado de forma proporcional, considerando:
((i) O valor do mês corrente será cobrado integralmente, com a licença permanecendo ativa até o fim do período iniciado;
(ii) Os meses já utilizados serão calculados com base no valor cheio da mensalidade vigente na data da contratação (e não sobre eventuais descontos que Você tenha recebido ao assinar o plano);
(iii) O reembolso será calculado com base nos meses restantes, considerando o valor cheio da mensalidade vigente na data da contratação;
(iv) Não haverá reembolso caso o cancelamento seja solicitado após a utilização de número de meses cujo valor proporcional, com base no preço cheio, ultrapassar ou igualar o valor pago antecipadamente.
O reembolso será processado no prazo de até 15 (quinze) dias úteis contados da solicitação de cancelamento, por meio do mesmo método de pagamento utilizado na contratação, salvo impedimentos operacionais justificados.
- DIREITO DE ARREPENDIMENTO E REEMBOLSO DE VALORES
3.1. Direito de Arrependimento (Prazo Legal de 7 dias)
O pedido de cancelamento de um Plano de Assinatura da Smartplaces realizado dentro do prazo legal de 7 (sete) dias, a contar da data da compra na Plataforma dyonaOS dará o direito à devolução integral do valor pago.
3.2. Não Reembolso Fora do Prazo de Arrependimento
A Dyona não realizará o reembolso de valores de Planos de Assinaturas cujo cancelamento for solicitado fora do período de 7 (sete) dias informado neste item. Nesses casos, o tratamento das cobranças e de eventuais parcelas futuras seguirá as regras estabelecidas no item 2.
- CANCELAMENTO E SUSPENSÃO POR DECISÃO DA DYONA
A Dyona poderá cancelar ou suspender o seu acesso às funcionalidades pagas da Smartplaces, nas hipóteses previstas nos Termos Gerais de Uso e Contratação de Plano de Assinatura. Isso pode ocorrer por:
- Descumprimento de obrigações de pagamento.
- Descumprimento de leis e regulamentos.
- Inadequação de condutas.
- Suspeita e/ou certeza de fraudes, golpes ou outro tipo de violação de obrigações de qualquer natureza, a exclusivo critério da Dyona.
Nesses casos, Você não terá qualquer tipo de expectativa ou direito a aviso prévio, ressarcimento, compensação ou indenização. Os valores já pagos pelo Plano de Assinatura não serão reembolsados, e quaisquer valores devidos até a data do cancelamento ou suspensão permanecerão como sua responsabilidade, sujeitos à cobrança pela Dyona. A Dyona reserva-se o direito de não processar, tratar ou armazenar quaisquer dados se houver razões para crer que o tratamento possa imputar à Dyona infração de qualquer lei aplicável ou que a Dyona esteja sendo utilizada para fins ilegais, antiéticos, ilícitos ou contrários à moralidade, sob seu critério exclusivo.
- ATRASO NO PAGAMENTO
O acesso à solução Smartplaces está condicionado ao pagamento do Plano de Assinatura contratado, dentro da plataforma dyonaOS. Caso não seja identificado o pagamento na data de renovação, o acesso às funcionalidades pagas será automaticamente suspenso, permanecendo disponível apenas o plano gratuito.
A retomada do acesso completo ocorrerá assim que identificado novo pagamento, sem cobrança retroativa de valores ou geração de inadimplência em caso de ausência de uso. A Dyona reserva-se o direito de excluir contas inativas após determinado período, conforme previsto nos Termos Gerais de Uso.
- DISPOSIÇÕES GERAIS
- Modificações na Política: A Dyona poderá, a qualquer momento, unilateralmente, modificar/atualizar esta Política. Caso isso aconteça, Você será notificado previamente, no prazo de 30 (trinta) dias, e a versão atualizada valerá a partir de sua publicação. Recomendamos que, periodicamente, Você acesse esta Política para verificação de eventuais atualizações. A continuidade de acesso ou utilização da solução Smartplaces, dentro da plataforma dyonaOS, depois da divulgação, será interpretada como anuência de Você sobre o novo conteúdo da Política.
- Foro: As Partes elegem o Foro de Taguatinga/DF como competente para dirimir todas e quaisquer controvérsias oriundas desta Política, excluído qualquer outro, por mais privilegiado que seja.
- FALE COM A DYONA!
Ficamos à disposição para esclarecer suas dúvidas, receber feedbacks ou reclamações através do Canal de Contato: privacidade@dyona.com.br.